Dando continuidade a atuação feminina no mercado farmacêutico, vamos apresentar o trabalho da Marivalda Barbosa que é farmacêutica hospitalar. Ela que coordena o serviço de farmácia do Hospital Daniel Houly, em Arapiraca, e faz um trabalho de controle das rotinas farmacêuticas.
Marivalda explicou que a unidade de saúde possui uma central de abastecimento farmacêutica, um núcleo de distribuição farmacêutica (também conhecida como farmácia satélite), centro cirúrgico e atendimento de emergência. “A nossa equipe de farmácia está preparada para atender todas as demandas. O nosso trabalho acontece de forma multidisciplinar porque atuamos em conjunto com a equipe médica e a enfermagem”, informou.
A central de abastecimento é o local onde ocorre a estocagem, conservação de medicamentos e materiais médicos. “Precisamos de um lugar adequado para garantir a segurança e qualidade desses produtos que serão usados nos pacientes”, argumentou a farmacêutica. A distribuição dos medicamentos é realizada por dose individualizada conforme a prescrição farmacêutica, com um serviço de assistência farmacêutica de 24hs todos os dias da semana, incluindo sábado e domingo.
Uma preocupação da coordenadora é quanto ao uso racional de medicamentos. Ela revela que diariamente é feito uma triagem e validação das prescrições médicas. “Como coordenadora me preocupo com essa questão do uso racional de medicamentos, por isso, respeitamos o protocolo dos nove erros que são paciente certo, medicamento certo, via certa, hora certa, forma certa, dose certa, resposta certa, registro certo da administração e orientação correta. Assim conseguimos promover uma melhor qualidade de vida para o paciente”, garantiu.
Fonte: Ascom CRF/AL