O presidente do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas, Daniel Fortes, e o gerente de fiscalização do CRF/AL, Irajá Martins, participaram na quarta-feira (13), de uma reunião conjunta com as Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipal e o Conselho Regional de Odontologia para debater sobre a prescrição de medicamentos controlados por cirurgião-dentista.
Daniel Fortes ressaltou que o farmacêutico deve observar os aspectos legais da prescrição. “É fundamental que o paciente tenha segurança no uso do medicamento, por isso, o farmacêutico deve observar se aquela prescrição está adequada e não traz risco a quem utilizá-lo. Não compete ao farmacêutico concluir quando um medicamento pode ser prescrito para uso odontológico. Essa é uma atribuição do CFO/CRO”. Na reunião ficou acordado que será elaborada uma nota técnica para orientar cirurgiões-dentistas, farmacêuticos e profissionais das vigilâncias sanitárias.
Estiveram presente no encontro os representantes do CRO-AL, conselheiros: Carlos Alberto Macedo, Henrique Barros, George Marinho e Alexandre Moura, o procurador jurídico Jadson Coutinho e a gerente executiva Cláudia Valéria Lima; representando a Vigilância Sanitária Estadual: Ianara Acioli e os fiscais da Vigilância Sanitária de Maceió: Márcia Toledo, Marcos Alves Lucena e Cyntia Toledo.
Fonte: Ascom CRF/AL