O presidente do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas, Dr. Daniel Fortes, participou nesta sexta-feira, 04, da sessão pública promovida pelo deputado estadual Ronaldo Medeiros para debater o tema: “Cannabis medicinal e saúde pública no Estado de Alagoas”.
De acordo com o parlamentar, o objetivo da sessão é desmitificar o uso de produtos derivados da Cannabis no tratamento de doenças. “Vou trabalhar junto com os outros deputados para que o uso da cannabis chegue ao Sistema Único de Saúde e na farmácia do Estado. Temos as universidades que contam com pesquisadores que podem produzir este medicamento em Alagoas”.

Daniel Fortes ressaltou que a produção deste medicamento precisa passar por um controle de qualidade, onde se faz necessário ter conhecimento do teor das substância ativas extraída no óleo. “Nós defendemos a proposta para que se autorize a formação de indústrias específicas. Aqui em Alagoas nós temos o Lifal que hoje encontra-se obsoleto, mas que possui um quadro de profissionais técnicos capacitados para produzir esse produto com controle de qualidade adequado para a população”.
Quem também esteve presente na sessão foram os membros do Grupo de Trabalho de Assuntos Parlamentares do CRF/AL. Dr. Alexandre Correia, membro do GT, ressalta que discussões como esta são de fundamental importância, não apenas para a classe farmacêutica, mas sobretudo, para a população que necessita deste medicamento.
“Como farmacêuticos somos parte do processo quando o assunto é desenvolvimento e produção de fármacos e não podemos passar alheios a esta discussão. É o nosso olhar clínico que vai garantir que este medicamento seja produzido com controle de qualidade, desde os princípios ativos à formulação, para que a população tenha um produto com eficácia e segurança”.


Fonte: Ascom CRF/AL