Uma das propostas de campanha foi investir em tecnologia na busca de uma gestão moderna e célere dos processos administrativos e atendimento à distância. No início da gestão, a nova diretoria do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas reorganizou a análise dos processos administrativos.
Conforme a lei federal 9.784/99 em seu artigo 49, a administração pública tem até 30 dias para decidir, salvo prorrogação expressamente motivada. Contudo, os processos administrativos que tratam da carteira provisória e documentação de farmacêutico proprietário estão sendo decididos em até 48 horas.
Claudia Oliveira, coordenadora da secretaria do CRF/AL, explica que os processos passam por uma triagem com os assessores para que a análise seja feita. “Essa análise é realizada com o farmacêutico de forma presencial. Ele já deixa o Conselho com o seu pedido resolvido”, garantiu.
Fábio Pacheco, presidente do CRF/AL, diante dos resultados positivos decidi implantar essa rotina na seccional de Arapiraca. “A nossa colaborada Ana Carolina Costa está em Maceió, passando por um treinamento para que os farmacêuticos da região Agreste e Sertão tenham seus pedidos resolvidos de forma célere como acontece em Maceió”, disse.
Na avaliação de Ana Carolina após o treinamento as demandas de ligações telefônicas e atendimento pelo aplicativo irão diminuir. “Como os processos serão respondidos juntamente com o farmacêutico, aquela ansiedade para saber se eles já foram analisados vai reduzir. Além disso, os farmacêuticos que moram nas cidades circunvizinhas também já poderão voltar para sua cidade com o seus documentos em mãos”, pontuou.
O atendimento
A farmacêutica Aurea Almeida veio ao CRF/AL para dar entrada na renovação da Certidão de Regularidade Técnica e em 15 min ela saiu com a certidão impressa. “O atendimento foi ágil e isso facilitou muito o meu trabalho como coordenadora de uma rede de farmácia porque com este documento em mãos eu já consigo dar entrada em outros que documentos necessários para o funcionamento interno do estabelecimento’, afirmou.
Aurea parabeniza a iniciativa do CRF/AL. “O CRF/AL está de parabéns e a gente agradece essa parceria porque facilita muito o andamento das nossas outras atividades dentro da farmácia”, falou.
Fonte: Ascom CRF/AL