O Conselho Regional de Farmácia de Alagoas iniciou as comemorações do dia do farmacêutico com o curso prático e teórico de administração de vacinas (injetáveis) para farmacêuticos. Aproximadamente 15 farmacêuticos foram capacitados neste primeiro curso, que aconteceu no dia 15 de janeiro com aula teórica e dia 16 de janeiro com aula prática.
O curso foi ministrados pelos farmacêuticos Gerson Augusto Pereira, da Universidade Federal do Ceará e Antônia Fernanda Cunha da Silva farmacêutica da Maternidade Escola Assis Chateaubriand, instituição vinculada a Universidade Federal do Ceará. O professor ressalta a importância dos profissionais farmacêuticos estarem sendo capacitados, sobretudo, neste período de pandemia.
“O processo de proteção vacinal é muito importante e neste período, se proteger com as vacinas que temos disponível já ajuda na prevenção a Covid-19. E os farmacêuticos, como profissionais de saúde e que atuam na linha de frente estão capacitados para ofertar este tipo de serviço”, garantiu.
Na aula prática foram aplicadas 200 doses de vacinas, dividida entre hepatite B, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e H1N1, H3N2 e Influenza B. Gerson revela que é um conjunto de proteção contra sete tipos virais, evitando, aos que foram vacinados de ser acometidos por alguma destes patologias.
“O farmacêutico, por lei, é o administrador de medicamentos injetáveis e vacinas, além disso, a farmácia hoje é um estabelecimento de saúde, então, se este profissional estiver capacitado e seguro no procedimento de atendimento de serviço farmacêutico, ele é o profissional ideal porque ele é quem está mais próximo da população”, analisou.
O professor destaca a iniciativa do CRF/AL em promover essa capacitação, se antecipando a um possível chamamento dos profissionais farmacêuticos para vacinar a população contra Covid-19. “É muito bom para a população de Alagoas e para os órgãos de saúde municipais e estaduais que podem contar com estes profissionais, caso seja necessário”, pontuou.
Rodrigo dos Santos, um dos farmacêuticos capacitados no curso, reconhece que mesmo em tempos de pandemia e distanciamento social, o CRF/AL se preocupou em capacitar os profissionais alagoanos para um serviço que muito em breve deverá ser ofertado pelas farmácias. “Todos os protocolos de segurança da saúde foram seguidos, eu me senti seguro em sala de aula. É muito bom ver que mesmo num cenário difícil, a gestão trouxe para nós um curso tão importante como este de vacina. Eu me sinto valorizado e orgulhoso em ser farmacêutico. Eu só tenho a agradecer o conselho por essa oportunidade”, comemorou.
Eurenice estava passeando pelo shopping quando se deparou com a ação promovida pelo CRF/AL e decidiu se vacinar. “É muito bom ver iniciativas como esta, trazendo serviço de saúde para a população de forma gratuita. O meu atendimento foi muito bom, não senti medo em nenhum momento porque vi que tudo estava sendo feito de acordo com os protocolos de segurança em saúde. Deixo os parabéns para todos os farmacêuticos de Alagoas pelo seu dia”, falou.
Fonte: Ascom CRF/AL