A atual gestão do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas tem valorizado as diversas áreas de atuação do farmacêutico desde as mais tradicionais até as mais recentes. O presidente do CRF/AL, Robert Nicácio, informou que foram criados grupos de trabalho (GT) para disseminar as práticas farmacêuticas. “Os GT’s são comissões assessoras da Diretoria e suas atribuições são desenvolver projetos e propor ações voltadas ao segmento profissional da área de estudo dos grupos de trabalho e assessorar a diretoria em assuntos que exigem conhecimentos técnicos específicos, por meio de debates e pareceres”, explicou.
Hoje, o conselho conta com 07 grupos de trabalho: Farmácia Comunitária, Farmacêuticos Proprietários, Farmácia Estética, Práticas Integrativas e Complementares, Ensino e Pesquisa, Saúde Pública e Farmácia Clínica. As reuniões acontecem periodicamente para que cada GT possa estruturar a sua forma de trabalho. “Cada GT tem um presidente, ele juntamente com os demais integrantes são responsáveis por pensar como irão realizar suas ações”, comentou Robert.
Na tarde desta quinta-feira, 15, o GT de Estética esteve reunido na sede do CRF/AL para discutir a elaboração de um Manual Prático direcionado aos farmacêuticos alagoanos. Juliana Braga, membro do GT, informou que será feito um levantamento junto ao setor jurídico do CRF/AL quanto as legislações que respaldam a atuação do farmacêutico na estética. “O nosso principal objetivo é ampliar o número de farmacêuticos na estética. Vamos promover cursos de educação continuada para que os colegas possam conhecer essa área ainda recente pra nossa categoria”, pontuou.
O GT de Práticas Integrativas e Complementares também esteve reunido na sede do CRF/AL na noite da quinta-feira, 15. A reunião teve como objetivo apresentar o Guia Prático de Autocuidado na Covid-19 que deve ser lançado ainda este mês de forma virtual. Segundo Kristiana Mousinho, o guia será disponibilizado para os farmacêuticos que irão participar do evento, desde que ele responda a pesquisa de mapeamento sobre as Práticas Integrativas. “Na live, quem preencher o questionário já vai receber o link para baixar o guia”, garantiu.
Fonte: Ascom CRF/AL