A campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica do Conselho Nacional de Justiça, da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) com parceria do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) e do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas e do Conselho Federal de Farmácia foi lançada nesta quarta-feira (10), às 11h, nos canais do CNJ e da AMB no Youtube. O objetivo da campanha é incentivar as denúncias com apoio de farmácias em todo o país.
O sinal que será apresentado ao farmacêutico ou ao atendente da farmácia será o desenho de um “X” na mão da mulher, indicando que ela é vítima de violência. O farmacêutico e balconista que atender essa mulher, deve resguardá-la num local seguro e acionar as autoridades. “Esse sinal pode salvar vidas”, ressalta o presidente do TJ/AL, Tutmés Airan.
Robert Nicácio, presidente do CRF/AL, destacou a importância da iniciativa que contará inicialmente com aproximadamente 96 estabelecimentos em Alagoas que são conveniados à Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma). “Nosso desafio é atingir as farmácias de bairro, de porte menor mas que tem uma importância muito grande neste contexto de violência contra mulher”, pontuou.
De acordo com ele, existem aproximadamente dois mil estabelecimentos cadastrados, que não são apenas de farmácias comerciais e de manipulação, mas também centrais de abastecimento farmacêutico no serviço público, as unidades básicas de saúde, distribuidoras, laboratórios de análises clínicas e outros que não são contemplados na campanha.
A Associação dos Magistrados do Brasil (AMB) realizará às 14h uma live no instagram da campanha: @campanhasinalvermelho. Também apoiam a iniciativa a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) entre outros órgãos.
Fonte: Ascom CRF/AL com informações Dicom TJ/AL