• CRF – AL em CASA
  • Portal da Transparência
  • Fale Conosco
Cardápio
  • CRF – AL em CASA
  • Portal da Transparência
  • Fale Conosco
Ir para o conteúdo
Atendimento

82 9 9971-0247
Seccional Arapiraca

82 3521-5046
  • O Conselho
    • Institucional
    • Estrutura
    • Comissões
  • Serviços
    • Publicações
    • Boletos e Anuidades
    • Requerimentos
    • Ouvidoria
    • Negociação
    • Eleições
  • Agendas
    • Agenda do Presidente
    • Agenda de Eventos
  • Fiscalização
    • Custos da fiscalização
    • Papel da Fiscalização
    • Instrumentos de fiscalização
    • Plano de fiscalização anual
    • Relatórios
    • Processo Administrativo Fiscal
    • Afastamento Provisório
    • Legislação
  • Notícias
  • Fotos
  • CRFAL-TV
    • Plenárias
    • CRF-AL na Mídia
    • Entrevistas
    • Cursos
  • CRF em Casa
  • O Conselho
    • Institucional
    • Estrutura
    • Comissões
  • Serviços
    • Publicações
    • Boletos e Anuidades
    • Requerimentos
    • Ouvidoria
    • Negociação
    • Eleições
  • Agendas
    • Agenda do Presidente
    • Agenda de Eventos
  • Fiscalização
    • Custos da fiscalização
    • Papel da Fiscalização
    • Instrumentos de fiscalização
    • Plano de fiscalização anual
    • Relatórios
    • Processo Administrativo Fiscal
    • Afastamento Provisório
    • Legislação
  • Notícias
  • Fotos
  • CRFAL-TV
    • Plenárias
    • CRF-AL na Mídia
    • Entrevistas
    • Cursos
  • CRF em Casa
Atendimento

82 9 9971-0247
Seccional Arapiraca

82 3521-5046

Assessores de imprensa apresentam resultados da campanha sobre o Uso Racional de Medicamentos

  • Voltar

Assessores de imprensa apresentam resultados da campanha sobre o Uso Racional de Medicamentos

Notícias

  • Voltar

Assessores de imprensa apresentam resultados da campanha sobre o Uso Racional de Medicamentos

4 de setembro de 2019
  • Compartilhe

Referência da imagem

Na última quinta (29) e sexta-feira (30), aconteceu a 485ª (CDLXXXV) Quadringentésima Octogésima Quinta Reunião Plenária Ordinária do Conselho Federal de Farmácia (CFF), em Brasília – DF. Dentre as pautas da plenária estava à apresentação dos resultados da Campanha Nacional sobre o Uso Racional de Medicamentos, Saúde Não é Jogo, realizada em âmbito nacional durante o mês de maio. A exposição dos dados foi feita pelos assessores de comunicação dos Conselhos, Federal (CFF) e Regionais de Farmácia (CRF´s).

A campanha foi desenvolvida com base em uma pesquisa realizada pelo Instituto DataFolha que possibilitou a construção de estratégias voltadas para a conscientização da população sobre o Uso Racional de Medicamentos e fortalecimento da categoria farmacêutica.

A campanha permitiu que o CFF e os CRFs trabalhassem, pela primeira vez, de forma unificada a partir do selo criado e desenvolvido pelos assessores de comunicação, intitulado ‘Conselhos de Farmácia’. Este selo representa a união da categoria e será aplicado a ações de âmbito nacional.

A temática ‘Saúde não é Jogo’ possibilitou a elaboração de estratégias, divulgação ações por meio de press kit para a imprensa, contato corpo a corpo com a classe farmacêutica e a participação de digitais influencers em redes sociais como o instagram e o facebook.

Em Alagoas a campanha do URM foi trabalhada com ações sociais em dois municípios (Arapiraca e Maceió), com divulgação de folders, postagens nas redes sociais do próprio CRF/AL e de influencers digitais, além de entrevistas em emissoras de televisão e rádio.

O CRF/AL realizou duas ações sociais, a primeira ocorreu na comunidade do Vale do Reginaldo, em Maceió, onde 150 pessoas realizaram exames de aferição de pressão, medição de glicemia capilar e medição de índice de massa corporal. Todas as pessoas que participaram da ação receberam um cartão de saúde, para que os dados coletados durante a ação social possam ter o acompanhamento dos médicos de cada paciente. Das 150 pessoas atendidas pelo conselho, 60% foram homens e 40% mulheres. Destes, 45% tinham mais de 50 anos, 35% tinham entre 20 e 49 anos, e 20% tinham até 19 anos.

O município de Arapiraca também foi palco da campanha nacional do URM. Foram atendidos 54 homens e 39 mulheres, sendo 14 pessoas de 10 a 19 anos; 10 pessoas de 20 a 29 anos; 11 pessoas de 30 a 39 anos; 23 pessoas de 40 a 49 anos; 12 pessoas de 50 a 59; 14 pessoas de 60 a 69; e 09 pessoas de 70 a 80 anos, totalizando 93 pessoas atendidas.

 Corpo a corpo

A diretoria do regional de Alagoas abraçou a campanha, visitou os colegas farmacêuticos, divulgando não só a campanha, mas também os resultados da pesquisa do Instituto DataFolha.

Entrevistas

Foram realizadas sete entrevistas, sendo quatro para emissoras de rádio e três para emissoras de televisão. Em Arapiraca, a Rádio Novo Nordeste divulgou constantemente em seus blocos comerciais a campanha #SaúdeNãoÉJogo, resultando em mais de 200 inserções no período de 01 a 11 de maio.

Publicações no Portal do CRF/AL

Foram realizadas 10 publicações relacionadas à campanha do URM com um total de 1.161 visualizações

Publicações nas Redes Sociais do CRF/AL

  • Instagram:

Foram nove publicações no perfil com um total de 487 curtidas;

Foram 93 Stories produzidos pelo CRF/AL, por meio de farmacêuticos e estudantes de farmácia, com um total de 74.400 visualizações.

  • Facebook:

Foram sete publicações no perfil com um total 2.540 visualizações.

Publicações nas Redes Sociais dos Digitais Influencers

Durante as publicações nas redes sociais nos comunicamos com três públicos: os farmacêuticos, a mídia e sociedade alagoana sobre o cuidado ao se automedicar.

Conclusão

A campanha #SaúdeNãoÉJogo sobre o Uso Racional de Medicamentos foi muito exitosa em nosso estado. Conseguimos levar informação para a mídia e a população sobre o uso consciente dos medicamentos, além de um alto engajamento entre a categoria farmacêutica.

Ascom CRF/AL

AnteriorPostagem AnteriorPrêmio Jayme Torres 2019: inscrições vão de 1º de setembro a 25 de outubro
PróximoPF muda regras para controle de produtos químicos no PaísPróximo

Acesso Rápido

Denúncia

CRF EM CASA

Publicações

Boletos e Anuidades​

Materiais de cursos​

Prescrição Farmacêutica​

Atualização de Cadastro​

Portal da Transparência​

Perguntas Frequentes​

Queremos
ouvir você

Clique aqui e fale
com a Ouvidoria

Postagens Recentes

fachada-crfal

CRF-AL reforça importância do farmacêutico em nova resolução da Anvisa sobre medicamentos à base de Cannabis

29 de janeiro de 2026

Esclarecimentos acerca do registro de responsabilidade técnica do farmacêutico através do Contrato de Trabalho.

16 de dezembro de 2025

Anuidade não será reajustada em 2026

11 de dezembro de 2025
Veja mais notícias

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta

08h às 12h e 13h às 17h

Redes Sociais​

Instagram
Youtube

CRF-AL em Casa

CRF-AL TV

Canais de Atendimento

  • 82 9 9971-0247
  • [email protected]

Sede

  • Rua Oldemburgo da Silva Paranhos, 290 – Farol, Maceió – AL, 57055-320

Seccional

  • Rua Delmiro Gouveia, 1382 – sala 01 – 1°andar – Sen. Teotônio Vilela, Arapiraca – AL, 57312-415
  • Seccional Arapiraca
    (82) 3521-5046
  • (82) 9 9999-8625
  • Assessoria Técnica
    (82) 9 8138-8512
  • Secretaria
    (82) 9 8181-9050
  • Contabilidade
    (82) 9 9925-0066
  • Fiscalização
    (82) 9 9999-8624
  • Recepção
    (82) 9 9971-0247
  • O Conselho
    • Comissões
    • Estrutura
    • Institucional
  • Notícias
  • Serviços
    • CRF-AL em Casa
    • Boletos e Anuidades
    • Negociação
    • Requerimentos
    • Ouvidoria
    • Materiais de Cursos
    • Publicações
    • Eleições
  • Legislação
  • Fiscalização
  • Parceiros
  • Links Úteis
  • Fale Conosco
  • Portal da Transparência
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

Copyright © – CRF-AL. Todos os direitos reservados.