A presidente do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas, Mônica Meira, esteve em Brasília nos dias 22 e 23 de fevereiro participando da I Sessão Plenária do Conselho Federal de Farmácia, 467ª reunião Plenária do Conselho Federal de Farmácia.
A pauta de discussão trouxe assunto importantes, como os requisitos obrigatórios para habilitação profissional na prestação do serviço farmacêutico de vacinação, as situações das farmácias hospitalares e dispensários de medicamentos, prestação de contas e outros.
O tema principal foi definir as regras da prestação de serviços farmacêuticos de vacinação e ficou definido que a atuação dos farmacêuticos será condicionada à aprovação em curso de formação complementar que atenda aos referenciais mínimos estabelecidos na norma e à apresentação de documento comprobatório desta ao CRF da jurisdição.
“Já conseguimos um avanço de disponibilizar esse serviço nas farmácias e agora já temos aprovada as regras para prestação desse serviço a fim de garantir a segurança dos profissionais e pacientes. Já estou organizando para trazer os cursos de capacitação aqui para o Estado”, pontuou.
Mônica explicou que em Alagoas estamos buscando uma legislação estadual para regular os serviços no Estado. “Já nos reunimos com o deputado Rodrigo Cunha que ficou de preparar um projeto de Lei para ser apresentado na Assembleia Legislativa o quanto antes. Com a lei em vigor e as regras aprovadas, é só disponibilizar os serviços”, revelou.
Fonte: Ascom CRF/AL