Entrega de carteiras e curso encerram atividades comemorativas do dia do farmacêutico.
Ainda na semana de comemoração do dia Nacional do Farmacêutico, o Conselho Regional de Farmácia de Alagoas fez a entrega de carteira aos primeiros farmacêuticos graduados na região do Agreste. A solenidade aconteceu na noite do dia 25 de janeiro na Uninassau Arapiraca e contou com a participação do presidente do Sincofarma, José Antônio e do presidente do Sindicato dos Farmacêuticos de Alagoas (Sindfal), Alexandre Correia.
O gerente de fiscalização do CRF/AL, Irajá Martins, fez uma breve apresentação aos novos profissionais do que é o conselho de classe e como a fiscalização funciona. “A formação de profissionais no interior de Alagoas é um marco histórico para a profissão no estado. Fico muito feliz de participar desse momento e poder trazer um pouco do papel do Conselho na fiscalização do exercício profissional, orientando e criando uma ponte com os farmacêuticos”.
Alexandre Correia, presidente do Sindfal, destacou que a entrega das carteiras aos novos profissionais farmacêuticos em Arapiraca é de suma importância porque vai garantir e ampliar a assistência Farmacêutica na região do Agreste e Sertão alagoano. “A participação do Sindfal no evento trouxe a oportunidade de apresentar o sindicato como órgão que defende o direito dos trabalhadores e também para falar um pouco da diferença entre os papéis da instituição”.
Para a coordenadora do curso de farmácia da Uninassau Arapiraca, Janaina Peixoto, é muito importante receber a presença dos órgãos representativos da classe neste momento da entrega das carteiras. “Foi uma honra imensa, como gestora do curso, participar da entrega das carteiras para a primeira turma de Farmácia do agreste alagoano. Sem dúvidas um marco histórico para Uninassau Arapiraca e para o Agreste Alagoano.”
Os desafios das interações medicamentosas para a nova geração farmacêutica
Encerrando as comemorações, o CRF/AL trouxe para Maceió o prof Dr. Thiago de Melo que ministrou o curso: os desafios das interações medicamentosas para a nova geração farmacêutica, no sábado, 28 de janeiro, no auditório da Uninassau Maceió.
Segundo Thiago, há 20 anos esse era um tema pouco tratado nas universidades e nas práticas clínicas, contudo, essa é uma realidade da profissão farmacêutica. “O objetivo do curso foi mostrar que as interações medicamentosas estão ao nosso dia a dia e elas acabam não sendo percebidas e/ou dada a devida atenção deixando de gerar um legado que traz proteção aos pacientes. Foi um momento rico, parabéns ao Conselho de Alagoas por ter essa iniciativa que beneficia a profissão farmacêutica e a sociedade ”, disse.
Fonte: Ascom CRF/AL
Confira aqui as fotos das entregas das carteiras.
- Anterior CRF/AL realiza mais de 300 atendimentos em Maceió e Arapiraca
- Próxima Curso online de atualização em Análises Clínicas