29 de julho de 2022

PIC´s: CRF/AL promove seminário no próximo dia 06 de agosto

O Conselho Regional de Farmácia de Alagoas, por meio do Grupo de Trabalho de Práticas Integrativas e Complementares (PIC’S), promove no próximo dia 06 de agosto o I Seminário de Saberes e Fazeres em Práticas Integrativas e Complementares. O curso acontece das 8h às 17h na sede do CRF/AL tendo como público alvo profissionais e estudantes de farmácia do 9º e 10º períodos.

Robert Nicácio, líder do GT Pic´s, explica que o curso irá contemplar as áreas de acupuntura, aromaterapia, ventosaterapia, argiloterapia, medicina tradicional chinesa, floralterapia e outras. “O nosso objetivo é difundir essas práticas com os colegas e mostrar à população que o farmacêutico também está atuando neste segmento”, disse.

Segundo Robert, essa é uma prática que tem crescido bastante e que tem possibilitado ao profissional empreender, ou seja, ter o seu próprio consultório. “Além de rentabilidade, o farmacêutico pode atuar de forma independente, sem um vínculo formal, ele passa ser dono do seu próprio negócio”, afirmou.

Ele pontua que para trabalhar com as práticas integrativas e complementares, os farmacêuticos precisam passar pelos cursos de formação e/ou especialização na área em que deseja atuar. “Na acupuntura e medicina tradicional chinesa, o farmacêutico tem que fazer o curso de especialização, que dura dois anos e averbar junto ao Conselho para atuar. Para terapia de florais de bach é exigido o curso de formação com comprovação de carga horária de curso para poder atuar. Já em outras áreas como ventosaterapia e aromaterapia, por ser tratar de uma área livre, basta que o profissional tenha apenas o curso de formação para trabalhar”, comentou.

Programação:

8h30 – 9h25 – Como ter um posicionamento que vende digital

Palestrante: Wanessa Lays da Silva – mentora de produtividade para negócios digitais

9h30 – 10h25 – Comunicação farmacêutico- paciente

Palestrante: Tatiane Acioly e Camila Calado – Conceito farmacêutico

10h30 – 11h25 – Como montar seu consultório farmacêutico autônomo

Palestrante: Robert Nicácio – farmacêutico clínico, formação em PIC´S, atuante em consultório farmacêutico

11h30 – 12h – Apresentação do Guia Prático de Autocuidado

12h-14h – Intervalo