31 de julho de 2022

CRF/AL realiza atendimentos de saúde na comunidade do Vergel do Lago

O Conselho Regional de Farmácia de Alagoas realizou no dia 28 de julho, Dia mundial de luta contra as hepatites virais, uma ação de saúde na comunidade espírita Nosso Lar de rastreamento de hepatites B e C, HIV e Sífilis, além de orientação sobre hipertensão e diabetes.

Promovida pelos Grupos de Trabalho de Farmácia Comunitária e Análises Clínicas, o objetivo foi identificar na comunidade do Vergel do Lago pacientes que tivessem alguma destas patologias para que elas fossem tratadas logo no início. Foram atendidas 100 pessoas e deste total, três delas apresentaram resultado positivo para Sífilis e uma para hepatite C.

Eline Baracho, integrante do Grupo de Farmácia Comunitária, diz que ações como esta mostram a importância do farmacêutico para a sociedade: “Esse contato direto com a comunidade é essencial para que a gente consiga fazer essa triagem e ao mesmo tempo, mostrar a importância da realização dos exames”.

Dinorah Dowsley, membro do Grupo de Trabalho de Análises Clínicas, explica que quando o resultado é positivo, o paciente é encaminhado para um centro de referência para confirmação do diagnóstico e início do tratamento: “Ele vai fazer um teste confirmatório, através de outros métodos, e confirmada a patologia o tratamento é iniciado. Aqui em Maceió o centro de referência é o Hospital Dr. Hélvio Auto (antigo HDT)”.

Para estudante de farmácia Zara Passos, participar do atendimento foi importante porque teve a oportunidade de colocar em prática o que foi aprendido em sala de aula. “A gente vai se preparando para enfrentar o mercado de trabalho. O meu foco é cuidar das pessoas e estar aqui hoje, me permitiu viver essa experiência. Foi gratificante”.

O presidente do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas, Fábio Pacheco, revelou que estas ações fazem parte do programa Farmacêutico amigo da sociedade. “A ideia é levar os serviços de saúde às comunidades carentes, e nós começamos aqui pelo Vergel do Lago graças ao apoio da comunidade espírita Nosso Lar”.

A ação de saúde contou com a participação dos estudantes de farmácia das faculdades Pitágoras, Uninassau e Estácio.

Fonte: Ascom CRF/AL

31 de julho de 2022

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *