10 de setembro de 2021

Assistência Plena: 431 farmacêuticos foram empregados de abril a agosto de 2021

No dia 01 de abril de 2021, o Conselho Regional de Farmácia de Alagoas implantou no Estado a assistência farmacêutica plena, que é a obrigatoriedade da presença do profissional farmacêutico em todo estabelecimento farmacêutico.

As cidades de Maceió, região metropolitana e Arapiraca já conseguiam cumprir o que determina a lei 13.021/14 e os demais municípios tiveram que se adequar a partir de abril. Num levantamento realizado pela assessoria técnica do CRF/AL, de abril a agosto, houve 431 contratações de farmacêuticos.

Robert Nicácio, presidente do CRF/AL, ressalta que a medida só trouxe benefícios para a categoria. “Os números mostram que as contratações cresceram 45%, os meses de maio e agosto foram os que mais contrataram, sendo 92 e 94 respectivamente. A média de contratação por mês foi de 87 farmacêuticos”, disse.

Desempregado desde novembro de 2020, o farmacêutico Claudivan da Silva garante que sua contratação aconteceu depois da implantação da assistência plena. “Foi a partir da assistência plena implantada pelo CRF que eu consegui ser recolocado no mercado de trabalho”, afirmou.

Para ele, esta medida foi essencial para que as empresas entendessem que o farmacêutico é o técnico responsável e habilitado quando o assunto é medicamento. “Se não fosse a assistência plena, as empresas não iam contratar o profissional farmacêutico. E agora, nós temos a garantia de exercer a nossa profissão com honradez e dedicação”, pontuou.

Claudivan explica que não é apenas o farmacêutico quem ganha, mas também a população porque com a presença do profissional, a dispensação é feita nos estabelecimentos de saúde conforme a legislação vigente. “Isso é o cuidado com a saúde da população. Parabéns ao CRF pela implantação da assistência plena e que a gente continue sendo valorizado ainda mais pelo nosso Conselho”, disse.

Fonte: Ascom CRF/AL

10 de setembro de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *