8 de abril de 2021

Laudos de testes da Covid-19 realizado pela UFAL Arapiraca é assinado por farmacêutico

O farmacêutico doutor Abel Barbosa está coordenando junto com a professora Karol Fireman a testagem para Covid-19 realizada pelo Laboratório de Biologia Molecular e Expressão Gênica (Labmeg) da UFAL, Campus Arapiraca. Essa conquista, segundo o farmacêutico é um marco, porque o Labmeg é o primeiro laboratório de pesquisa do campus a obter a certificação de órgãos de vigilância sanitária.

Abel explica que o projeto intitulado Diagnóstico molecular por RT-PCR em tempo real de pacientes suspeitos da Covid-19 na 2ª macrorregião de saúde, tem como objetivo receber as amostras, orientar a coleta do material biológico e realizar a testagem. Para isso, foi criado um fluxo com as instituições parceiras para efetivação da testagem em RT-PCR, onde são definidas as prioridades dos casos.

Cred: Ascom UFAL

“Nós estamos realizando os exames e emitindo os laudos para o município de Arapiraca. As coletas não são feitas no Campus, no nosso laboratório são feitas as análises”, explicou. De acordo com ele, os resultados são entregues num prazo de 24 horas uma vez que eles não são mais enviados para Maceió, como acontecia antigamente.

Como farmacêutico analista clínico, os laudos emitidos pelo Labmeg são assinados por Abel. Enquanto a professora Karol trabalha no foco da biossegurança, já que ela é enfermeira. Os resultados são lançados no e-SUS e disponibilizados para o Ministério da Saúde e secretarias municipais.

O próximo passo é que o Labmeg seja incluído no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). “Com a aquisição do alvará sanitário e CNES será possível aumentar a gama de exames laboratoriais que poderemos ofertar em perspectivas futuras”, comemoraram os coordenadores sobre o legado do projeto.

Fonte: Ascom CRF/AL com informações da UFAL

8 de abril de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *