23 de dezembro de 2020

Identificação profissional e registro provisório de especialização são aprovados na última plenária de 2020

Na última plenária de 2020, o Conselho Regional de Farmácia de Alagoas aprovou duas deliberações que favorecem a categoria farmacêutica: a de identificação profissional e a outra que trata da habilitação provisória de registro de títulos específicos.

A deliberação que trata da identificação profissional, permite a partir de agora que o farmacêutico – caso seja solicitado – no ato da fiscalização apresente a cédula de identidade farmacêutica ou a carteira profissional (carteira marrom) e também qualquer documento oficial com foto, que pode ser a cédula de identidade civil ou carteira nacional de habilitação (CNH).

Quanto ao registro provisório de títulos específicos, a plenária entendeu que, em virtude do atual cenário econômico do país e com base no decreto de calamidade pública do governo federal e na medida provisória de desburocratização, poderia aprovar a proposta de conceder um registro provisório de seis meses válido ao farmacêutico que cursou especialização, cujo certificado de conclusão de curso ainda não tenha sido expedido.

Ficou autorizado o registro para os farmacêuticos que desejam assumir responsabilidade técnica ou autorização para o preparo dos antineoplásicos e demais medicamentos na oncologia ou para atuar nas áreas específicas de acupuntura, homeopatia, ozonioterapia, farmácia clínica e prescrição farmacêutica, radiofarmácia, farmácia estética e vacinação.

Robert Nicácio, presidente do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas, destacou que as deliberações aprovadas promovem melhorias para o dia o dia dos profissionais. “Reconhecendo a importância do profissional farmacêutico- sobretudo neste ano de pandemia- buscamos deliberar medidas que favorecem o crescimento da nossa categoria. Considero que tivemos conquistas positivas neste ano de 2020”, pontuou.

23 de dezembro de 2020