30 de julho de 2020

CRF/AL faz um balanço das ações que vem desenvolvendo durante a pandemia da Covid-19.

Com intuito de prestação de serviço à sociedade, o Conselho Regional de Farmácia de Alagoas foi a imprensa tratar de diversos assuntos pertinentes ao momento que enfrentamos, como o uso de medicamentos sem estudos clínicos comprobatórios, orientação sobre os equipamentos de proteção individual, as diferenças entre os testes disponíveis no mercado e outros.

Ao longo deste período mais de 16 temas foram sugeridos a imprensa como forma de orientar a população como proceder neste momento. Para se ter uma ideia foram veiculadas mais de 84 matérias em sites de notícias, 27 entrevistas em rádios, 4 matérias publicadas nos jornais impressos Gazeta de Alagoas e Tribuna Independente e 45 entrevistas em televisão.

Robert Nicácio, presidente do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas, revela que a população tem reconhecido a importância do profissional farmacêutico no combate ao vírus. “Nós somos profissionais de linha de frente, a imprensa juntamente com a população tem referendado o trabalho do farmacêutico e este é o nosso objetivo valorizar a profissão e os profissionais que tem se mostrado fundamentais neste processo de prestação de serviço à sociedade”, garantiu.

Com o objetivo de conhecer quantos profissionais foram infectados no Estado, o CRF colocou à disposição de todos os farmacêuticos um questionário para que eles respondessem e diante das informações fossem encaminhados para o acompanhamento com o grupo de trabalho das práticas integrativas e complementares (PIC’s) que tem prestado este atendimento.

Estoque de medicamentos e testes rápidos

O CRF/AL criou em seu site um espaço para divulgação dos estoques de medicamentos indicados no protocolo da Covid-19 disponíveis por lojas em todo Estado de Alagoas, bem como um espaço informando quais as farmácias que estavam realizando testes rápidos.

Entrega de Kits

Os fiscais do CRF/AL tem atendido a resolução 684/2020 do Conselho Federal de Farmácia e feito a distribuição dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) aos profissionais que no ato da fiscalização estão sem eles. A entrega vem sendo realizada desde o dia 15 de abril. Foi criado um canal para que os profissionais que estivessem sem os EPI’s comunicassem ao Conselho para que fossem entregues pelos fiscais.

Lives

Obedecendo as regras de isolamento social, o CRF/AL realizou 12 lives com temas voltados a Covid-19 com o objetivo de trazer novos conhecimentos aos profissionais farmacêuticos que estão na linha de frente do combate a pandemia.

30 de julho de 2020