11 de fevereiro de 2020

Farmacêutico desenvolve app para simplificar diagnóstico de anemia ferropriva e talassemia menor

O farmacêutico alagoano, Fernando Minervo, desenvolveu um aplicativo chamado calculadora para simplificação diagnóstica entre anemia ferropriva e talassemia menor em pacientes com microcitose. Ele revela que em setembro de 2019 submeteu um manuscrito para uma revista médica e logo após surgiu a ideia de criar uma calculadora no formato de um App para facilitar os profissionais de saúde no diagnóstico.

“Em parceria com o analista de sistema Adailton Pimentel Reis, submetemos o App para registro de patente na Universidade Federal de Alagoas – UFAL e recebemos nossa certificação de Registro em janeiro de 2020”, comemorou.

E por que criar um app? Fernando explica que as anemias microcíticas são muito comuns na prática clínica e laboratorial e que a anemia ferropriva e talassemias menores são as mais prevalentes. Por conta do alto custo que os testes geram para confirmar o diagnóstico, ele desenvolveu essa ferramenta que permite um resultado mais rápido e de menor custo.

“Os testes demandam muito tempo e são caros, o aplicativo faz o uso de índices discriminantes que utilizam parâmetros do eritrograma, que fornecem simplificação diagnóstica entre Anemia Ferropriva e Talassemias Menores”, pontuou Fernando. Ele ressalta que a calculadora não faz diagnóstico confirmatório, ela apenas simplifica.

O app já está disponível na playstore para android, no valor de R$ 14,99. “Estamos trabalhando na versão IOS para que todos os profissionais de saúde possam ter acesso a esta ferramenta”, afirmou.

Fonte: Ascom CRF/AL

11 de fevereiro de 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *