20 de janeiro de 2020

Ações de saúde marcam comemorações do dia do Farmacêutico em AL

O Conselho Regional de Farmácia de Alagoas, CRF/AL, realizou um final de semana de atividades alusivas ao Dia Nacional dos Farmacêuticos, que é comemorado dia 20 de janeiro. Com o tema: Um farmacêutico pra chamar de seu, o objetivo das ações é valorizar o profissional farmacêutico.

Robert Nicácio, presidente do CRF/AL, explica que o farmacêutico atua além do balcão de farmácia. “Nós temos profissionais no dia a dia de cada pessoa, não estamos só nas farmácias e drogarias. Estamos em hospitais, na indústria de alimentos, nos laboratórios e as pessoas precisam saber que nós somos os profissionais que estamos mais próximos da população, para o que ela precisar”, afirmou.

As comemorações começaram pelo município de Arapiraca, no dia 17 de janeiro, onde os farmacêuticos estiveram na praça Luiz Pereira Lima (praça da prefeitura) ofertando serviços de saúde como aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar além de orientações sobre descarte de medicamentos e uso racional de medicamentos com atendimento e distribuição de panfletos educativos. Tudo em parceria com o Conselho Regional de Nutrição.

O senhor Edvaldo Costa aprovou a iniciativa do Conselho de Farmácia. “É super importante ter esse cuidado com a saúde, passei por todos os serviços e fui muito bem atendido e saio daqui sabendo que todos os meus resultados estão normais”, falou. Para ele, foi uma surpresa saber que o farmacêutico pode fazer este tipo de atendimento a população.

Em Maceió, as comemorações acontecem nos dias 20 e 25 de janeiro. No dia de 20 janeiro, aproximadamente 200 pessoas passaram pela Praça dos Martírios e receberam o atendimento dos farmacêuticos. Um deles foi o policial aposentado Jefferson dos Santos que viu na TV que a ação ia acontecer e foi a praça para ser atendido. “Quero ver se todas as minhas taxas estavam em dia, eu sempre vou a farmácia ver a minha pressão, mas um mutirão deste é ótimo porque atende muita gente”, afirmou.

Já no sábado, 25, a atividade será voltada apenas para os profissionais farmacêuticos que participarão do curso de capacitação que fazem parte da educação continuada. “Estamos trazendo para Alagoas profissionais renomados que irão compartilhar seus conhecimentos com os farmacêuticos alagoanos”, pontuou Nicácio.

As inscrições podem ser feitas através do endereço eletrônico: https://doity.com.br/um-farmaceutico-pra-chamar-de-seu-tema-da-semana-do-farmaceutico

Fonte: Ascom CRF/AL

20 de janeiro de 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *