27 de fevereiro de 2019

Boletim Farmacêutico: Relembre as ações do Conselho nos últimos seis meses

A transparência nas atividades do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas (CRF-AL) é a fonte primária do nosso trabalho, por isso viemos informar os avanços obtidos no segundo semestre de 2018 e quais ações estão em processo de conclusão neste primeiro semestre de 2019.

Com o intuito de nos aproximarmos mais da população alagoana realizamos 429 atendimentos – no segundo semestre – de assistência farmacêutica com os serviços de aferição de pressão, teste de glicemia capilar, avaliação do índice de massa corporal. Recentemente, o CRF-AL comemorou o Dia Nacional do Farmacêutico (20/01), prestando 126 atendimentos na comunidade do Vale do Reginaldo, no bairro do Poço em Maceió.

Através da Comissão de Ensino do Conselho foram realizados cinco cursos destinados à educação continuada de profissionais farmacêuticos e estudantes. Ainda em 2018, foi realizado o II Congresso Alagoano de Ciências Farmacêuticas, que contou com mais de 300 participantes, além de 103 trabalhos apresentados. Para o ano de 2019, o objetivo é intensificar ainda mais as atividades da comissão e fornecer ainda mais conhecimento. Em apenas dois meses, janeiro e fevereiro, o CRF-AL realizou três cursos, dois em Maceió e um em Arapiraca, para mais de 250 pessoas. E para o mês de março já está confirmado o I Simpósio Alagoano de Farmácia Hospitalar.

No segundo semestre duas grandes campanhas movimentaram o Conselho. A primeira foi a de descartes de medicamentos, que arrecadou 76 kg nos sete pontos de recolhimento, cinco em Maceió e dois em Arapiraca, evitando que esse material fosse descartado de forma irregular. A segunda campanha aconteceu em todo território nacional e aconteceu em comemoração ao dia mundial de combate ao diabetes, com o tema “Diabetes não tem cara. Faça o teste!”. Nessa ação, 14 farmácias do estado participaram com a realização de exames de glicemia capilar, circunferência abdominal, peso e altura que ajudam a rastrear casos suspeitos de diabetes.

O CRF-AL esteve presente 25 vezes na mídia alagoana, levando informação sobre o papel do farmacêutico, atividades, campanhas regionais e nacionais, congressos e mudanças na legislação vigente. Temos divulgado amplamente as ações do Conselho também em nossas redes sociais

De julho a dezembro foram realizadas 1981 inspeções e 586 autos de infração em todo o estado, resultado de muito trabalho dos nossos farmacêuticos fiscais, que agora contam com o reforço de um terceiro fiscal aprovado no último concurso. O Conselho não mede esforços para combater as irregularidades que existem na falta do cumprimento da lei 13.021/14, que dispõe sobre a obrigatoriedade da presença de um farmacêutico em todo o horário de funcionamento das farmácias, incluindo as hospitalares.

Para dar mais celeridade as atividades internas do Conselho foram empossados dois auxilares administrativos, aprovados no último concurso.

Para melhor atender os farmacêuticos, o CRF-AL está passando por uma reforma que há muito tempo era esperada. Os trabalhos começaram no início do mês de fevereiro e continuam a todo vapor. Mas fiquem despreocupados, o atendimento aos profissionais e estudantes continua normalmente, o horário de funcionamento é das 9h às 12h e das 13h às 18h.

Ascom CRF-AL