14 de novembro de 2018

Farmácias realizam testes gratuitos para identificar casos suspeitos de diabetes

Em comemoração ao dia mundial de combate a diabetes, que acontece nesta quarta-feira, 14, o Conselho Regional de Farmácia de Alagoas em parceria com o Conselho Federal de Farmácia promovem a campanha “Diabetes não tem cara. Faça o teste”.

Desde o dia 14 até o próximo dia 30 de novembro, 14 farmácias, sendo oito em Maceió, cinco em Arapiraca e uma na cidade de Junqueiro, estarão realizando testes gratuitos para medir a glicemia capilar, circunferência abdominal, peso e altura que ajudam a rastrear os casos suspeitos de diabetes. O objetivo é contribuir para a identificação do maior número possível de pessoas que possam ter a doença e encaminhar aos serviços de saúde para diagnóstico e tratamento.

A presidente do CRF/AL, Mônica Meira, explica que essa é uma campanha nacional e que todos os estabelecimentos aderiram voluntariamente. “Todos os testes são gratuitos e ao final do atendimento, o farmacêutico aplicará o teste Finnish Diabetes Risk Score (FINDRISC), que contribui para a avaliação do risco de desenvolvimento do diabetes”, comentou.

No Brasil, mais de 5,7 milhões de brasileiros têm diabetes e não sabem. Outros 14,6 milhões correm o risco de desenvolvê-lo num futuro próximo, conforme estimativa feita em 2017 pela International Diabetes Federation (IDF). “Precisamos mostrar a sociedade que a farmácia é um estabelecimento de saúde, e que os farmacêuticos estão aptos a realizar este atendimento inicial e se necessário fazer o encaminhamento ao médico”, afirmou.

Confira quais são as farmácias que estão realizando os testes.

Maceió:

1. Farmácia do Trabalhador de Alagoas – Av Moreira Lima, 150 loja B Centro.
  2. Farmácia Permanente – Av. Siqueira Campos, 476 qd 94 Lote 292 Trapiche da Barra
  3. Farmácia Permanente – Rua Eng. Mário de Gusmão, 560, esquina com a Rua José Freire. Ponta Verde
  4. Farmácia Permanente- Av Almirante Alvaro Calheiros, 311 Stella Maris
  5. Farmácia Permanente – Av Fernandes Lima, 768 Farol
  6. Farmácia Permanente – Av Fernandes Lima, 471 Farol
  7. Drogaria Maceió – Av Vereador Dario Marsiglia, 291, Tabuleiro dos Martins
  8. Farmácia Permanente – Rua Comendador Geraldo da Silva, 200, Jacintinho

Arapiraca:

1. Farmácia Permanente- Av Rio Branco, 79, Centro.
  2. Farmácia Permanente- Praça Manoel André, 09 Centro
  3. Farmácia Nacional – Praça Mal. Gabino Besouro, 222 Centro
  4. Farmácia Permanente- Praça Luiz Pereira Lima, 353 Centro
  5. Farmácia Permanente- Praça Deputado Marques da Silva, 03 Centro

Junqueiro:

1. Nova Farma – Av Leonildo Barbosa, 103 Alto do Cruzeiro.

Fonte: Ascom CRF/AL com CFF

14 de novembro de 2018