8 de agosto de 2018

Implantação de serviço de vacinação é tema de curso no CRF/AL

No sábado, 04 de agosto, o Conselho Regional de Farmácia de Alagoas, por meio do programa de Educação continuada, já trouxe para Alagoas as primeiras orientações para a implantação de vacinas nas farmácias. O curso foi ministrado pela farmacêutica Beatriz Lott que apresentou aos farmacêuticos alagoanos os benefícios da farmácia e do profissional oferecerem o serviço de vacinação.

“Os benefícios são enormes, sobretudo, porque haverá o acesso da população para esse serviço aumentando a cobertura vacinal, que é um problema atual no nosso país”, comentou a professora.

De acordo com a mesma, os adultos brasileiros não tem o hábito de se vacinar e os dados mais recentes mostram que o país não está atingindo a cobertura vacinal que precisa e isso inclui as crianças.Ao longo do dia, os farmacêuticos e estudantes aprenderam como a farmácia deve se estruturar para ofertar esse tipo de serviço e o farmacêutico deve atuar neste novo mercado que se abre.

A Presidente do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas, Mônica Meira, revelou que esse curso não torna o aluno habilitado pra fazer isso. “Ele tem que passar por um curso de formação complementar de no mínimo 40 horas e este, o CRF AL trará posteriormente. Mas, a realização do curso foi importante para que eles pudessem ter uma noção do que é o serviço de vacinação e como ele deve se preparar pra ofertar o serviço”, falou.

Para a professora Beatriz essa parceria com CRF/AL é importante porque atende as demandas da própria categoria e apresenta aos profissionais a realidade deste tipo de serviço. “Com esse conhecimento inicial, do muitos podem não querer aderir ao serviço e conhecer o básico é fundamental para a decisão de ofertar a vacina na farmácia”, comentou.

8 de agosto de 2018