6 de fevereiro de 2018

Presidente do CRF/AL participa de reunião plenária em Brasília

Nos dias 24, 25 e 26 de janeiro de 2018, a presidente do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas, Mônica Meira, esteve em Brasília para participar da 466ª reunião plenária do Conselho Federal de Farmácia.

A pauta do encontro foi bem extensa passando desde a prestação de contas dos regionais, do resultado alcançado pela Oficina Técnica de Inovação e Propriedade intelectual até o pagamento da anuidade da Federação Internacional do Farmacêutico.

No entanto, o grande debate destes três dias se deteve nas pautas do Ministério da Saúde que foi a expansão do Qualifar para mais de 629 municípios e do programa Cuidados Farmacêuticos no Sistema Único de Saúde, extensão universitária em fitoterapia, manual de assistência farmacêutica em pediatria, avanços da farmácia popular e a inclusão do CBO farmacêutico em vários procedimentos da tabela do E-SUS.

Mônica destacou que foram apresentados os avanços alcançados para a categoria, a exemplo da inclusão da tabela dos serviços farmacêuticos no SUS. “A partir de agora, o munícipio que oferecer esse tipo de serviço à comunidade vai ser remunerado e quem ganha com isso é a comunidade que terá a sua disposição mais um serviço de saúde”, comentou.

Outro ponto importante da reunião foi a sugestão de um dos conselheiros do CFF para que fosse feita uma consulta pública para o teste de proficiência que acabou por ser aprovada em plenária. “Existe uma preocupação por parte do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais com relação ao ensino a distância e o teste de proficiência viria para fazer essa seleção dos profissionais, assim como acontece com OAB”, explicou.

A votação para o teste de proficiência já está disponível. Quem quiser participar basta acessar: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe4YBFddAEraEiD-oSm8gZPiRVazOneZCiTBtmqtFS5UsSeDA/viewform

6 de fevereiro de 2018